quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Ex-parceiro de Godard mira o digital
Cofundador do Dziga Vertov, Jean-Pierre Gorin discutiu futuro do cinema na semana passada, em São Paulo
Para cineasta e teórico francês, o cinema digital deve refletir a época atual de cegueira e excessos de imagens. Parece que Jean-Pierre Gorin aceita dar entrevistas, sobretudo, para descobrir se, suplantadas as gerações e renovados os jornalistas, conseguirá livrar-se do passado.
"Será que desta vez não virá nenhuma pergunta sobre Jean-Luc Godard e sobre o grupo Dziga Vertov?", parece pensar o ex-parceiro do mais célebre dos cineastas da nouvelle vague francesa.
Hum... Mas vem. "É uma história que tem 40 anos", responde, sem disfarçar o desalento. "Mas eu sei que as pessoas se aproximam de mim porque estão interessadas no meu passado."
Gorin é figura recorrente, por exemplo, nas 900 páginas da biografia de Godard escrita por Antoine de Baecque, publicada neste ano na França. "Eu nem li", desconversa. "Se você viveu algo importante quando tinha 25 anos e tem de passar o resto da vida falando disso, se torna meio tedioso", delimita. "O resto da minha existência permanece desconhecida."
Gorin esteve em São Paulo na semana passada para participar do seminário sobre cultura digital que, durante três dias, deixou lotada a Cinemateca Brasileira. Veio com uma palestra e com um filme debaixo do braço: "M/F remix", um remix, como o próprio título diz, de "Masculino e Feminino" (1965-1966), de Godard. Dirigido por uma jovem estudante de cinema, com uma mini-DV, o filme marca a incursão de Gorin pelo mundo da produção digital.
PRÉ-DIGITAL
Mas se Gorin foi convidado a discutir o futuro do cinema em São Paulo é também porque, desde a juventude, ele parecia antecipá-lo. Ele criou, com Godard, o lendário grupo Dziga Vertov, que, nos anos 60, se propôs a fazer o que, hoje, o digital tornou quase banal: filmes ligeiros, sem fronteiras de gênero, baratos e de fácil difusão. "De uma certa maneira, não totalmente consciente, um pouco naify até, esses filmes foram premonitórios", diz, o ar mais satisfeito. "As propostas do grupo Dziva Vertov traziam uma certa intuição do que iria se passar." Gorin, que dá aulas na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, onde vive desde 1975, diz que seu interesse é discutir o digital e sua relação com a cultura analógica. "O que é a estética digital? Com o digital, voltamos um pouco à situação dos irmãos Lumière, do primeiro filme", define.
Gorin defende ser radicalmente diferente produzir uma imagem que tem um suporte celuloide e um pigmento químico e outra que é feita de pixels. Para ele, alterado o mecanismo, altera-se, inevitavelmente, a maneira de pensar. "Como filmar o mundo no qual vivemos? Em oposição ao que acontecia no início do cinema, hoje vivemos num mundo repleto de imagens", observa.
"O excesso de imagens criou uma espécie de cegueira. As pessoas não sabem mais ver. O cinema digital tem que refletir esse tempo de excessos. Ele traz, em si, uma crítica às próprias imagens", diz, com a porção godardiana que não consegue abandonar.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/834584-ex-parceiro-de-godard-jean-pierre-gorin-mira-o-cinema-digital.shtml
terça-feira, 23 de novembro de 2010
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Mostra Cinema e Direitos Humanos
Acontece na Cinemateca de Curitiba no período de 17 a 23/11 a 5º Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A mostra tem entrada franca e todos os filmes possuem acessibilidade para deficientes auditivos, com close caption. Excepcionalmente no dia 22/11 às 14h haverá uma sessão especial para deficientes visuais com audiodescrição.
Clique aqui para ver a programação
Maiores informações: www.cinedireitoshumanos.org.br
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
I Encontro de Cultura e Comunicação
O I Encontro de Cultura e Comunicação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), realizado no Campus Curitiba, entre 01 e 03 de dezembro, pretende incitar o diálogo e o debate entre membros da comunidade interna (corpo docente, discente e servidores) e de toda a sociedade acerca das temáticas Cultura e Comunicação.
Como áreas do conhecimento, a Arte, a Comunicação e a Cultura estão presentes em praticamente todas as reflexões acadêmicas. Mais do que isso, como necessidades inerentes ao homem, elas fazem parte do cotidiano. Assim, o evento pretende estimular a interdisciplinariedade reunindo palestras e oficinas de profissionais do Cinema, Teatro, Produção Audiovisual, Fotografia, Jornalismo, Comunicação Organizacional, Redes Sociais e Mídias Digitais, entre outros.
Veja aqui mais informações
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Mostra do Filme Livre
Filmes de todos os gêneros, épocas, durações e formatos podem participar desta mostra muito democrática que está indo para a 10ª edição. Confiram o site e regulamento de participação.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Cine Virada exibe filmes ao ar livre no Largo da Ordem
A Virada da Corrente, que acontece entre os dias 6 e 7 de novembro, proporcionando mais de 24 horas de atrações culturais em quatro palcos espalhados pela cidade, abre espaço também para a arte cinematográfica. O Cine Virada toma conta do Largo da Ordem, com exibição ao ar livre de curtas-metragens a partir das 20h30 de sábado (6), numa programação só termina na madrugada de domingo (7).
Leia +
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Seminário Intermestrandos
ESPM reúne estudantes de pós-graduação stricto sensu em Comunicação de todo o Brasil para o V Seminário Intermestrandos.
São Paulo, outubro de 2010 – O Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM realiza mais uma edição do Seminário Intermestrandos em Comunicação nos dias 28 e 29 de outubro. Este já é o quinto ano deste evento que possibilita um intercâmbio de experiências e conhecimentos entre mestrandos de Comunicação de todo o país.
Durante o Seminário, os mestrandos apresentam para a comunidade acadêmica e demais interessados, as pesquisas em desenvolvimento, traçando um panorama dos estudos em comunicação no Brasil. Foram entregues mais de 80 trabalhos oriundos de faculdades de todo o Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sule Rio Grande do Norte.
Para os mestrandos de fora de São Paulo que tiveram trabalhos indicados por suas instituições, a ESPM disponibiliza hospedagem. Para saber mais informações, conferir a programação do evento e fazer sua inscrição (gratuita) acesse http://intermestrandos.espm.br.
Informações:
Evento: V Seminário Intermestrandos em Comunicação
Data: 28 e 29 de outubro de 2010
Horário: das 8h30 às 18h00 (dia 28) e das 10h00 às 12h30 (dia 29)
Local: ESPM - Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
http://intermestrandos.espm.br
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Inscrições prorrogadas
O Anim!Arte é um festival de animação voltado para o público estudantil, e tem como objetivo incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de Animação no Brasil estimulando principalmente o aumento de produções audiovisuais em animação entre estudantes. Está com inscrições abertas até 22 de outubro.
Saiba mais no site: http://www.vouanimarte.com.br/animarte/home_pt.html
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Edital para contratação de docentes
O Centro Universitário da Cidade de União da Vitória abre concurso para professores de diversas áreas, veja mais detalhes aqui.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Mostra de Cinema Atual Espanhol
Entre 6 a 10 de outubro Realizada pela Embaixada da Espanha no Brasil e pela AECID, a mostra oferece ao público uma visão do panorama cinematográfico atual na Espanha. Durante cinco dias, a Cinemateca de Curitiba exibirá filmes contemporâneos de diversos gêneros, como “Amateurs” e “Forasteiros”, de 2008 e “A Teta Assustada”, de 2009. A mostra acontece em diversas cidades do Brasil. Dia 6: Amateurs (Direção: Gabriel Velazquez) Dia 7: Caminho (Direção: Javier Fesser) Dia 8: Forasteiros (Direção: Ventura Pons) Dia 9: Um Namorado para Yasmina (Direção: Irene Cardona Bacas) Dia 10: A Teta Assustada (Direção: Claudia Llosa) Horário: 20h | Local: Cinemateca de Curitiba | Ingresso: Gratuito
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Concurso público para professor
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) abriu concurso público para provimento de cargos de professor.
São oferecidas 21 vagas para professores mestres e doutores em antropologia; artes; música; economia; estatística; informática; física aplicada; geografia humana; desenvolvimento rural; língua espanhola; língua portuguesa; língua inglesa; língua francesa; literatura latino-americana; matemática; química; e relações internacionais e integração, conforme prevê o edital 8/2010 da Unila.
Também podem participar do concurso candidatos estrangeiros, que devem cumprir alguns requisitos específicos elencados no edital. As inscrições deverão ser feitas no site da universidade até 22 de outubro: http://www.unila.net.br/inscricao
O concurso consistirá de provas escrita, didática, análise de títulos e currículo e defesa de proposta de atuação acadêmica. Para os candidatos oriundos dos demais países latino-americanos, as provas poderão ser realizadas em espanhol.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Sujeitos Suspeitos, Imagens Suspeitas Cultura midiática e câmeras de vigilância
Audiovisual, palestra e debate com
AGLAIR BERNARDO (Curso de Cinema - UFSC)
A partir das imagens produzidas pelas câmeras de vigilância na cidade de Florianópolis, o trabalho de Aglair Bernardo, doutora em Teoria Literária, problematiza as relações entre cultura de vigilância e cultura midiática, explorando a pregnância da imagem na vida social contemporânea, o emprego das imagens oriundas das câmeras de vigilância como meio para o exercício de determinadas práticas de poder e de saber na cidade, bem como o papel que desempenham na atualização dos discursos em torno do mito da verdade da imagem. As relações estreitas entre as câmeras de vigilância e o panóptico de Jeremy Bentham e a crescente subordinação da paisagem urbana e da vida citadina aos sistemas de segurança e vigilância. Aglair chama especial atenção para o modo como tais dispositivos se articulam a processos sociais mais amplos que dizem respeito à produção de subjetividades no contemporâneo e à construção de fronteiras sociais.
1º de outubro – Sexta-feira – 14h30 – CineCED
http://www.ufsc.br/
(Auditório do Centro de Educação)
O Ciclo de Cinema e Debates Trânsitos Contemporâneos é uma realização do Núcleo de Antropologia do Contemporâneo (TRANSES), da UFSC, e tem como objetivo abrir um espaço de diálogo crítico sobre questões do tempo presente a partir da exibição de filmes e posterior debate entre comentadores convidados e a plateia. Outras informações: marco@cfh.ufsc.br.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
2o Simpósio de Estudos de Cinema e Audiovisual
V Encontro de Comunicação Contemporânea - 2o. Simpósio de Estudos de Cinema e Audiovisual : "Memória e Preservação do Audiovisual Brasileiro Hoje", organizado pelo Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro. A programação completa está disponível em nosso site: www.anhembi.br/mestradocomunicacao
Mostra Universitária de Vídeo
Convido todos aqueles que realizaram produtos audiovisuais ou fotos de 2006 à 2010 para se inscrever e participar, durante o 7o. ZAP de Comunicação que acontece do dia 27/09 à 01/10, do 1o. MUV - Mostra Universitária de Vídeo (categorias: ficção, documentário, vídeo clipe, reportagem jornalística, vídeo publicitário) e do 1o. CLICK - Mostra Universitária de Fotografia (Mostra com 20 fotos).
As inscrições serão aceitas até o dia 23/09, leiam os regulamentos e imprimam as fichas de inscrição no blog do Núcleo de Comunicação da UTP, acesse:
http://nucleoutp.blogspot.com/
Será um prazer tê-los de volta na UTP para mostrar para todo mundo o que você fez.
Por favor, divulguem este.
Obrigada.
Patricia Brum
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Inscrições para festival internacional no México
El UABC FILME FESTIVAL es un festival internacional de cine promovido por la Universidad Autónoma de Baja California, la Escuela de Artes y el Centro de estudios y producción Audiovisual, el cual va dirigido a estudiantes y recién egresados de las carreras de Medios Audiovisuales, Comunicación o afines, con la finalidad de propiciar la creación cinematográfica. El UFF se llevará a cabo del 28 al 31 de octubre de 2010, en la ciudad de Mexicali, Baja California, México.
Universidad Autónoma de Baja California
Escuela de Artes Centro de Estudios y Producción Audiovisual presentan el:
Primer Festival y Concurso Estudiantil
UABC FILMe FESTIVAL
del 28 al 31 de octubre de 2010
Mexicali, Baja California, México
http://www.uabcfilmefestival.com
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Premiação no 4ª edição do ‘Festival Cinema na Floresta ’
Alta Floresta - “Cinematoso”, longa que documenta a vida e a obra de um cineasta amador da cidade de Paranaguá (PR), conquistou o júri da 4ª edição do ‘Festival Cinema na Floresta ’ com seu bom humor e com a declaração de amor que faz ao Cinema. A premiação foi revelada na noite desta terça-feira, dia 7. Dirigido por Bruno de Oliveira, o longa mostra a trajetória de Cyro Matoso, um homem aposentado que desde 1975 faz das tripas coração para jamais deixar de realizar o que mais lhe faz feliz: filmes. Em Super 8 ou VHS, usando arames e papel machê como cenário, barbantes como efeitos especiais e amigos como atores, os filmes de Matoso já são considerados até ‘patrimônio histórico e cultural’ de Paranaguá. Na cidade, todos o conhecem.
Fonte: Celso Sabadin http://www.cinemanafloresta.com.br/
sábado, 4 de setembro de 2010
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA INAUGURA TEMPORADA NA TV CULTURA
A Mostra Internacional de Cinema inaugura temporada na TV Cultura com exibições de filmes inéditos em dois horários semanais – às quartas (a partir do dia 8/9/10) e às sextas, sempre às 22 hs.
leia mais +
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Artigos Intercom
O Intercom nacional 2010, que inicia dia 02/09, conta com diversos alunos e professores do MDCL participando em diferentes Grupos de Pesquisa (GP), agrupados Divisões Temáticas. Entre eles,
Alessandra Nacarato Moretti (UTP) 1631-1
Alvaro Nunes Larangeira (UTP) 3130-1
Andre Kron Marques Zapani (UTP) 898-1
Carlos Eduardo Marquioni (UTP) 522-1
Claudia Irene de Quadros (UTP) 202-1
Danuta de Cassia Leite Leao (UTP) 2717-1
Everton Darolt (UTP / FURB) 1847-1
Georia Natal (UTP) 414-1
Gustavo C. Lopes (FACINTER) 375-2, 2236-1
Lucina Reitenbach Viana (UTP) 1857-1
Marcella Rasera (UTP) 2980-1
Marialva Carlos Barbosa (UTP) 358-1
Pablo de Assis (UTP) 302-1, 1834-2
Patricia Regina Wypych (UTP) 2671-1
Patrick Diener (UTP) 1871-1
Susana Branco de Araujo Santos (UTP) 2625-1
Se você não está nesta lista, envie seu nome e link do artigo para publicarmos. Veja a lista completa de artigos aqui.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Refletindo a partir de imagens: Filosofia e Cinema
O Curso de Filosofia da UNIOESTE, campus Toledo, e o Projeto de Extensão “Refletindo a partir de imagens: Filosofia e Cinema” (Programa Universidade Sem Fronteiras-PR) convidam possíveis interessados a enviar produções de curta-metragem para serem exibidas na VI Mostra Internacional de Curtas-Metragens da UNIOESTE, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de novembro de 2010.
O edital da mostra, bem como a programação do evento encontra-se no seguinte
endereço: www.unioeste.br/mostra
Atenciosamente,
Comissão organizadora.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Mostra de cinema argentino UFSC
Tradição e anomalia, juntamente com colóquio e simpósio. De 20 a 24 de setembro de 2010.
Programação da mostra de cinema
Segunda-feira 20 de setembro de 2010
8h Lucas Demare: Pampa bárbara (1945) 1h38
10h Hugo del Carril: Las aguas bajan turbias (1952) 1h32
14h Leonardo Favio: Perón: sinfonía del sentimiento (1999) 5h40
Terça-feira 21 de setembro de 2010
8h Leopoldo Torre Nilson: La casa del ángel (1956) 1h16
10h David José Kohon: Breve cielo (1969) 1h24
14h Fernando Solanas: La hora de los hornos (1968) 4h20
19h Fernando Solanas: Memoria del saqueo (2004) 2h
Quarta-feira 22 de setembro de 2010
08h David José Kohon: La flecha y un compás (1950) 12'
8h15 David José Kohon: Buenos Aires (1958) 30'
10h Diego Lerman: Tan de repente (2002) 1h30
14h Edgardo Cozarinsky: Ronda nocturna (2005) 1h21
16h Edgardo Cozarinsky: Apuntes para una biografía imaginaria (2010) 1h
19h Mariano Llinás: Balnearios (2002) 1h20
Quinta-feira 23 de setembro de 2010
08h Lisandro Alonso: Liverpool (2008) 1h24
10h Alejo Moguillansky: Castro (2009) 1h25
14h Marco Berger: Plan B (2009) 1h43
16h John Alton: Los tres berretines (1933) 1h05
19h Daniel Burman: Dos hermanos(2010) 1h45
Sexta-feira 24 de setembro de 2010
08h Leopoldo Torre Nilsson e Leopoldo Torres Ríos: El hijo del crack (1953) 1h17
10h Ezequiel Acuña: Como un avión estrellado (2005) 1h20
14h Leonardo Favio: El romance del Aniceto y la Francisca (1967) 1h03
16h Leonardo Favio: Aniceto (2008) 1h22
19h Juan Campanella: El secreto de sus ojos (2009) 2h09
Leia +
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Palestra Cultura Visual, Novas Tecnologias e Globalização
O Programa de Mestrado e Doutorado da UTP convida para a palestra do Prof. Dr. Frank Hartmann, da Bauhaus e da Universidade de Viena. O tema será Cultura Visual, Novas Tecnologias e Globalização.
Frank Hartmann é professor-doutor da Bauhaus-Universität Weimar, na Alemanha, coordenador do curso de Novas Mídias e membro do Departamento de Comunicação da Universidade de Viena, Áustria.
Doutor e Pós-doutor em Teoria da Comunicação e Teoria dos Meios pela Universidade de Viena, na Áustria, Frank Hartmann estudou Filosofia, Sociologia, Jornalismo e Ciências da Comunicação na Universidade de Viena. Hartmann é autor de diversos livros de Teoria da Comunicação.
Serviço
Data: 27/08/10 (sexta-feira)
Horário: 9h30
Local: sala 2 – subsolo do bloco C – campus Barigui – Universidade Tuiuti do Paraná – Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, 238 – Santo Inácio.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Cinema encontra a Dança
A obra de Tim Burton é a principal influência dos "Solos do Couve-Flor", em cartaz no TUC. O projeto integra seis solos de dança de diferentes artistas do "Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial", de Curitiba, e tem como ponto de partida o livro "A Morte Melancólica do Rapaz Ostra e Outras Estórias", escrito e ilustrado pelo cineasta norte-americano. O projeto conta com o subsídio do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009.
Leia +
Cargo de Professor FAP
A diretora da FAP, no uso de suas atribuições legais, lançou edital de abertura para concurso público para provimento do cargo de Professor de Ensino Superior na Faculdade de Artes do Paraná. Para a área de Cinema e Vídeo foram abertas duas vagas:
1· História e Teorias do Cinema;
2. Prática de Edição e Montagem.
Todas as informações podem ser encontradas no seguinte endereço:
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Moda do cinema
O Shopping Iguatemi de São Paulo recebe a exposição "De Hollywood para a Moda", que acontece de 16 a 30 de agosto promovido pelo canal TCM. É a chance de ver seis dos vestidos mais famosos usados pelas celebridades nos filmes internacionais.
O destaque da exposição é o vestido com estampa de cerejas original usado por Marilyn Monroe em Os Desajustados. Quem cedeu os vestidos participantes foi o cinéfilo e estilista americano Gene London, que tem uma coleção de mais de 60 mil peças usadas nos cinema hollywoodiano e francês. London esteve presente na inauguração da exposição.
A exposição "De Hollywood para a Moda" vai até 30 de agosto, no Espaço Fashion do Iguatemi São Paulo.
Mais informações no site do shopping.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Décio Pignatari faz palestra sobre comunicação na UTP
O professor convidado do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná Décio Pignatari ministrará, no próximo dia 20, no campus Barigui, a palestra: “A Comunicação segundo Décio Pignatari”.
Décio Pignatari fez parte, durante 10 anos, do corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP e atualmente mora em São Paulo. Interessa-se pelo impacto sócio-cultural dos suportes digitais na contemporaneidade, com ênfase na fronteira entre o design gráfico e a publicidade. Vem efetuando, há décadas, a mediação teórica entre a semiótica peirceana e as teorias da informação e da comunicação, com o foco na signagem da televisão, na literatura e nas outras artes. Suas produções contemplam a teoria e a prática da tradução. No momento está pesquisando as configurações do pensamento não-verbal. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação, Imagem e Contemporaneidade.
A Comunicação segundo Décio Pignatari
Data: 20/08/10
Horário: 14h
Local: Subsolo do Bloco C – Sala 02 – campus Barigui – Rua Sydnei Antônio Rangel Santo, 238 – Santo Inácio.
Site especializado em livros de cinema
Já está na Internet a nova edição do Cinebook, site especializado em livros de cinema. Nela, 13 novos livros indispensáveis para quem curte a sétima arte.
E o Cinebook também está no Twitter. O endereço é: http://twitter.com/Cinebook . Diretores, Produtoras, festivais e mostras de cinema interessados em divulgar seus filmes/eventos no twitter do Cinebook, favor enviar informações e releases para
miguel.vasconcellos@oi.com.br
http://www.cinebook.xpg.com.br
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Premiação em Gramado
O filme Londrinense "Haruo Ohara", recebeu cinco prêmios na Competitiva de Curtas Nacionais do 38o Festival de Cinema de Gramado: melhor filme segundo o júri oficial (prêmio dividido com o curta "Carreto"), melhor direção (para Rodrigo Grota), melhor fotografia (para Carlos Ebert), Prêmio de Aquisição do Canal Brasil e melhor filme segundo o júri paralelo formado por estudantes de cinema.
Mais informações sobre o filme "Haruo Ohara" podem ser encontradas no site http://pausaparaaneblina.com
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Artigo "Um documentarista se dirige a cientistas".
Neste ensaio, derivado de uma participação do documentarista João Moreira Salles em simpósio da Academia Brasileira de Ciências, discute-se a hipervalorização das artes e humanidades em detrimento das ciências “duras” e da engenharia, e as consequên- cias do processo para o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do país.
Leia +
Sugestão de Alessandra Moretti
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Encontro Paranaense de cineclubismo
A Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) promove no próximo dia 18 de agosto de 2010 um encontro aberto e gratuito para discutir o movimento cineclubista no Paraná. O evento, a ser realizado às 15h na sala 101 do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da UEL, faz parte das atividades programadas pelo Kinoclube, cineclube da Kinoarte, e tem o intuito de discutir a importância e as possibilidades de atuação dos cineclubes do Paraná, inclusive sua implantação nas escolas.
Projeto iniciado em 2006, desde o ano passado o Kinoclube conta com apoio do Cine Mais Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura, e do edital para Vilas Culturais da Prefeitura de Londrina. Novos encontros como esse já estão sendo planejados para ocorrer em outras cidades.
A etapa de Londrina contará com Emmanuel Appel, professor de filosofia da UFPR; Rodrigo Bouillet, coordenador de rede do Cine Mais Cultura (MinC) e Solange Stecz, diretora da Cinemateca de Curitiba, representantes de instituições públicas de ensino da cidade como Edilomar Leonart, professora e diretora do Campus Londrina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPr), Argel Medeiros, diretor de Integração Regional da AVEC e Rogério Ivano, professor e pesquisador da UEL.
Kinoarte - instituto de cinema e vídeo de londrina
rua paraíba 331 | cep 86020-090 londrina pr
+ 55 43 3026 6932 | + 55 43 9902 2669
http://www.kinoarte.com.br
http://www.kinoarte.com.br/taturana
http://revistataturana.com
http://mostralondrina.com
http://mostramarilia.com
http://kinoclube.com
http://pausaparaaneblina.com
http://www.youtube.com/kinoarte
twitter.com/kinoarte
MSN: kinoarte@hotmail.com
skype: kinoarte
www.kinoarte.com.br
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
II Seminário Histórias de Roteiristas, Arte e Comunicação na Era dos Roteiristas
Caros Colegas e Amigos,
O prazo de submissão de trabalhos para o II Seminário Histórias de Roteiristas, Arte e Comunicação na Era dos Roteiristas foi ampliado para 15 de setembro de 2010.
Cabe enfatizar que a submissão é de artigos completos. Todos os artigos aprovados serão publicados. Cabe lembrar que as submissões de trabalhos não se limitam aos artigos, pois conta também com a submissão de peças audiovisuais, em vídeo, acompanhadas de breve artigo.
(VER INSTRUÇÕES de SUBMISSÃO EM https://sites.google.com/site/iiseminarioroteiristas2010/submissao-de-trabalhos/submissao-de-trabalhos-artigos-videos) (VER TEMAS E ENFOQUES EM: https://sites.google.com/site/iiseminarioroteiristas2010/submissao-de-trabalhos/temas-e-enfoques)
(ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO EM: http://www3.mackenzie.com.br/congressos/SemHistRot2010/inscricao.php)
Neste ano o Seminário História de Roteiristas abriga o I Workshop de Tecnologias do Vídeo Digital (como pré-evento), organizado e coordenado pelos profs. Flávio Albuquerque e Marcos Nepomuceno. A inscrição é única. Ou seja, quem submeter trabalhos já estará inscrito nas atividades livres do Seminário e do Workshop e quem se inscrever no Workshop (oficinas e/ou atividades livres) também poderá frequentar as atividades livres de ambos.
As inscrições para as outras atividades do Seminario e do Workshop (cursos e oficinas) ou para aqueles que desejam apenas participar como ouvinte estão previstas para o período entre 30 de setembro a 08 de novembro. O detalhamento desta programação ainda será publicado.
VEJAM AS INFORMAÇÕES COMPLETAS EM https://sites.google.com/site/iiseminarioroteiristas2010/home
(arquivos em pdf em: http://www.mackenzie.br/iiseminario_hist_roteiristas.html - verifiquem se todos os arquivos desejados estão atualizados)
Dúvidas? email: roteiristas2010.ccl@mackenzie.br
Divulgação? Contamos com sua rede de relacionamentos para divulgar o evento e termos a oportunidade de compartilhar com eles conhecimentos, pensamentos e reflexões variados. Fiquem a vontade para repassar a mensagem.
Atenciosamente
Glaucia Davino
Fernanda Bellicieri
terça-feira, 10 de agosto de 2010
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Mostravídeo Itaú Cultural
apresenta: Programa "Um corpo contra o mundo" Sessão 3
DOG STAR MAN
Stan Brakhage, Estados Unidos, 1964, 75 min, 16 mm
O embate do homem com as forças naturais, um mito da criação realizado com
luzes, imagens sobrepostas, cortes rápidos, texturas e silêncio. O planeta,
uma floresta, a parte de um corpo, uma mulher dando à luz, um bebê. O fluxo
de imagens convida a uma jornada no interior da vida e do tempo. Filme
exibido em formato original, dividido em um prelúdio e quatro partes.
Dia 5/08, às 19h30. Gratuito. Paço da Liberdade
Mais informações aqui
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Call for papers Revista Rastros, edição 12
Os artigos deverão ser encaminhados até o dia 30 de agosto de 2010, para o endereço eletrônico revistarastros@gmail.com, nos formatos DOC, RTF ou ODT (BR Office), obedecendo às normas de publicação da Revista Rastros especificadas abaixo.
Esta edição contará com um dossiê Novas Sociabilidades Contemporâneas, para o qual estão convidados a encaminhar artigos todos os pesquisadores (doutores, mestres e alunos de mestrado e doutorado) que estejam desenvolvendo pesquisas e reflexões acerca desta temática. O dossiê contemplará uma parte da Edição, o que significa que artigos sobre outras temáticas relativas à linha editorial da Revista Rastros continuarão sendo aceitos.
Os artigos serão submetidos à avaliação no sistema blind review, pelo Conselho de Pareceristas da Revista Rastros, composto por professores e pesquisadores doutores na área da Comunicação e áreas afins, ligados a universidades brasileiras e estrangeiras.
O Conselho Editorial se reserva o direito de recusar trabalhos que não atendam às normas estabelecidas e comunicará ao autor se o trabalho foi aceito sem restrições, aceito com sugestão de alterações ou recusado.
Para mais informações, entrar em contato com os editores da Revista no telefone (47) 3026-8069, no período vespertino, ou no endereço eletrônico revistarastros@gmail.com.
Os Editores
Profa. Dra. Graziela Bianchi
Profa. Dra. Maria Elisa Máximo
sábado, 31 de julho de 2010
Novo prazo para inscrição
Caros realizadores,
Gostaríamos de informar que foi estendido até o dia 6 de agosto o prazo para inscrição e postagem dos curtas brasileiros para a seleção do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DO RIO DE JANEIRO - CURTA CINEMA 2010.
Regulamento e ficha de inscrição continuam disponíveis no www.shortfilmdepot.com
Aos que já fizeram suas inscrições, muito obrigada por nos enviarem seus filmes. E a todos boa sorte!
Cordialmente,
Ailton Franco Jr.
Diretor do Festival
Lis Kogan
Coordenadora de Programação
Isabela Mota
Programadora Assistente
quinta-feira, 29 de julho de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Diretores do filme “Circular” promovem bate papo na Fnac
Nesta quarta-feira, 28 de julho, os cinco jovens cineastas responsáveis pelo longa-metragem “Circular” se reúnem na Fnac de Curitiba, onde conversam com o público sobre o filme, que se encontra em fase de pós-produção. Os diretores Adriano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon mostrarão partes do filme e relatarão sobre o
processo de criação e produção. O bate papo será conduzido pelo jornalista Rodrigo Juste Duarte.
Rodado em Curitiba entre maio e junho de 2010, “Circular” enfoca cinco núcleos de personagens que se cruzam dentro de um ônibus: um estrangeiro, um cobrador pugilista, uma artista plástica, um policial evangélico e os integrantes da banda punk Gengivas Podres. Cada um destes segmentos foi conduzido por um diretor, com seu próprio ponto de vista e estilo cinematográfico. O projeto foi um dos cinco aprovados no último Edital de Longa-Metragem de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura.
Bate papo sobre o filme “Circular”*
Data: 28 de julho, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Fnac Curitiba
Endereço: ParkShopping Barigui (R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 600),
Curitiba
Entrada franca
Mais informações: telefone (41) 2141- 2000
Site: www.circularofilme.com
Estréia curta-metragem de animação
Convite para a estréia do curta-metragem de animação "meu medo", que acontecerá na Cinemateca de Curitiba na próxima quinta-feira, 29 de julho, às 20h. Para ver o trailer e saber um pouco mais sobre o filme,acesse o site: www.meumedo.com
Audiovisual na TV
TV. Pra quem se interessar, segue a nota abaixo. A propósito, o link para a UFPR TV é http://www.tv.ufpr.br/ Dá pra assistir em tempo real através do site.
*Curtas-metragens ganham espaço em canal universitário*
A Moro Filmes convida produtores independentes de conteúdo que queiram
exibir seus curtas na UFPR TV (e também na Rede IFES, formada por canais de
TVs universitárias de todo o país). Os trabalhos devem atender aos seguintes
pré-requesitos: duração de 1 a 20 minutos, apresentar CPB (Certificado de
Produto Brasileiro) na Ancine e ter regularidade de direito autoral. A
exibição não é remunerada, mas sim pública e gratuita, visando o espaço
televisivo como uma janela para produtores independentes. Os interessados
devem enviar um e-mail para atendime...@morocom.com.br, informando seus
dados (nome, e-mail, título do filme), para que sejam enviados ficha de
cadastro e uma minuta de contrato. A Moro Filmes é uma distribuidora
independente de Curitiba, com foco em obras audiovisuais paranaenses. Entre
os filmes de seu catálogo estão "Morgue Story - Sangue, Baiacu e
Quadrinhos", de Paulo Biscaia Filho, e "Amadores do Futebol", de Eduardo
Baggio.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Segundo Encuentro Colombiano de Investigadores de Cine
Epistemologías, herramientas y metodologías de la investigación del cine latinoamericano
25-26 y 27 de octubre de 2010
Ministerio de Cultura y Universidad Nacional
¿Qué es el encuentro?
Durante el año 2009, tuvo lugar el Primer Encuentro Colombiano de Investigadores de Cine, evento organizado conjuntamente por el Instituto de Investigaciones Estéticas de la Universidad Nacional de Colombia y la Dirección de Cinematografía del Ministerio de Cultura de Colombia, cuyo objetivo fue por una parte presentar el Observatorio Latinoamericano de Teoría e Historia del Cine, grupo de investigación adscrito a dicho instituto, y poner en cuestión la pregunta sobre la investigación en el campo de la teoría y la historia del cine (las memorias del encuentro se encuentran en el sitio web: www.observatoriodecine.unal.edu.co).
Para este año, 2010, el Observatorio y la Dirección de Cinematografía convocan a investigadores académicos e independientes, críticos, y a estudiantes de maestrías y doctorados a participar en el Segundo Encuentro Colombiano de Investigadores de Cine que tendrá lugar en Bogotá durante los días 25, 26 y 27 de octubre, durante la III Semana del Cine Colombiano organizada por la Dirección de Cinematografía del Ministerio de Cultura.
Contenido
Quienes deseen participar deben presentar propuestas que desarrollen miradas desde la teoría, la historia de la teoría, la elaboración de estados del arte de investigación del cine latinoamericano, las metodologías, las epistemologías y las herramientas de trabajo en las cuales se apoyan y se han apoyado las investigaciones sobre cine latinoamericano. Se podrán presentar miradas comparativas entre los cines nacionales, así como lecturas regionales e internacionales sobre el pensamiento que se ha producido sobre el cine, e incluso, en el cine mismo.
Algunas preguntas que surgen para el encuentro son:
·¿Con qué ojos hemos comprendido el cine latinoamericano?
·¿Cómo hemos apropiado y desarrollado propuestas teóricas no latinoamericanas (europeas, asiáticas, norteamericanas, africanas, etc.) para comprender fenómenos gestados en contextos culturalmente distantes? ¿Existe esa distancia cultural cuando se trata del cine, un fenómeno de por si transnacional?, y en consecuencia ¿qué podemos decir sobre el cine latinoamericano y colombiano?
·¿Qué dicen las películas latinoamericanas como texto conceptual e ideológico?
·¿Cuáles son las epistemologías y las metodologías con las que los estudios críticos, históricos, estéticos, culturales y otras disciplinas han abordado el problema cinematográfico colombiano y latinoamericano?
Además de esas preguntas, proponemos los siguientes temarios:
·Construcciones teóricas detrás de las escrituras de las historias de cine nacionales, de los estudios críticos y de los acercamientos estéticos.
·Cómo ha ocurrido la apropiación de movimientos, tendencias y técnicas por parte del pensamiento latinoamericano para interpretar el cine desde el concepto de la antropofagia, el canibalismo cultural y el consumo. Límites y posibilidades de las teorizaciones del Modernismo brasileño para fungir como una herramienta de análisis, de comprensión de las formas de actuar de la intelectualidad dedicada al cine en nuestros países.
·Análisis comparativos con referentes no latinoamericanos.
·Transformaciones de nuestra mirada sobre el cine.
Convocatoria
Para considerar su participación, le invitamos a remitir la siguiente información:
1.Un resumen o abstract de su ponencia
2.CV académico que incluya su trayectoria como investigador o crítico de cine así como sus publicaciones o experiencia afín. Por favor ser específico sobre títulos de libros publicados, bibliografía completa de publicaciones y datos similares.
Plazo de envio: 9/8/2010
Enviar al correo electrónico: observatoriodecine.iie@gmail.com
Cronograma
Lunes 9 de agosto de 2010: plazo para presentar resúmenes (abstracts) + CV académico
18 de agosto: envío de confirmación de aceptación de los resúmenes aceptados.
Dado el propósito de generar diálogo y comunidad en torno al tema propuesto, no se aceptará presentación de ponencias por Skype ni lecturas in absentia. Las ponencias podrán ser presentadas en español y en portugués.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Seminário de pesquisa USP
4 de agosto (quarta, 14:00 – 16:00 h)
Titulo: A sessão das moças: mulheres e a cultura de ir ao cinema na cidade de São Paulo, 1920-1955
Expositora: Lena Suk (doutoranda, Departamento de História da Emory University em Atlanta, EUA).
Abraços,
Eduardo Morettin
Meios e Processos Audiovisuais
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
quinta-feira, 22 de julho de 2010
MIS celebra a trajetória dos 50 anos da televisão no Paraná
Mostra reúne trabalhos de conceituados fotógrafos paranaenses, equipamentos de TV, fotos históricas das inaugurações, programas televisivos e antigos comerciais.
"Atenção! Vamos entrar. Pronto. No estúdio, a correria vai cessando aos toques da campainha. Últimos preparos na iluminação, câmeras a postos, cabos em ziguezague pelo chão; pernas pra todo lado e o sinal de nervosismo no rosto dos artistas(...) Uma projeção, os ‘slides’ enumerados esperam ordem para subir e o ‘comercial’ derradeiro está passando no vídeo. Sonoplasta prende o disco de abertura enquanto chega o som no estúdio. Locutores na cabina prontos. Finda a propaganda. Atenção. No ar!" (H. Serrano. Televisão por dentro. Panorama, abril 1961)
De 19 de julho a 15 de outubro de 2010, o Museu da Imagem e do Som, órgão da Secretaria de Estado da Cultura promove a mostra 50 Anos No Ar - A Trajetória da TV no Paraná, no Átrio da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240) antecipando as celebrações dos 50 anos da Televisão no Paraná, cuja data inaugural é 28 de outubro de 1960 - inauguração da TV Paranaense, Canal 12 - primeira televisão do PR. O evento tem curadoria de Stefanie Freiberger, diretora do Museu da Imagem e do Som. A mostra vai trazer: equipamentos de estúdio, aparelhos de TVs dos anos 60 e 70, fotografias das inaugurações das TVs: Canal 12, Canal 4, Canal 6; fotos de antigos programas de auditório, Revistas TV Programas, comerciais de TV, jornalismo e telenovelas. A Galeria de Arte Zilda Fraletti convidou os fotógrafos Orlando Azevedo, Vilma Slomp, Nego Miranda, Marcelo Dallegrave e Pedro Nossol, para que os cinco profissionais dessem a sua visão autoral das 5 décadas da televisão no Paraná. Durante a Mostra dos 50 anos serão também exibidos em TVs de plasma, comerciais paranaenses das décadas de 60, 70 e 80, além de imagens de telejornalismo da TV Iguaçu, Canal 4, da década de 70.
No dia da abertura o público vai poder também ouvir mais de 100 temas musicais de séries de televisão que encantaram os telespectadores desde o início dos anos 60. As melodias selecionadas pelo fotógrafo e pesquisador de trilhas sonoras Tiomkim marcaram o imaginário dos fãs dos seriados, desenhos animados e filmes favoritos como: Bonanza, Missão Impossível, Rota 66, A Família Addams, Popeye, Os Flintstones, Dr. Kildare, O Pica Pau, I Love Lucy, A Feiticeira, Jeannie é Um Gênio, Batman, Flipper, O Homem do Rifle,Além da Imaginação, entre outros.
Seguindo a princípio a estrutura narrativa do rádio para aos poucos assumir linguagem própria, a televisão no Paraná desempenhou grande papel na tensão criativa de uma identidade local a partir da maior e mais rápida conexão com o mundo. Através de fragmentos materiais e performáticos, o Museu da Imagem e do Som busca mostrar um pouco desta história.
Nos comerciais, que indicam os hábitos de consumo e as atividades econômicas proeminentes de cada momento; na tecnologia empregada, que inicia com a película e passa pelas fitas magnéticas para chegar aohardware; no formato dos programas de auditório, a princípio tão amadores; na atuação das novelas, que hoje leva para longe de casa nossos grandes talentos, e no jornalismo, que mantém o mesmo dinamismo do início, vemos não só a trajetória da televisão, mas o reflexo do período histórico mais efervescente do Paraná.
Serviço:
de 19 de Julho a 15 de outubro de 2010, no Átrio da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240). Abertura no dia 19 de julho (segunda-feira) às 18h30. Entrada franca.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Curta metragem na TV
A produção de curta-metragens em Curitiba agora tem seu espaço na tv.
O programa "Curta o Curta" exibirá semanalmente produções amadoras feitas por estudantes. Ideias que antes eram deixadas na gaveta poderão ser assistidas em Curitiba e região metropolitana pela CWB TV nos canais 5 da Net e 72 da TVA, sempre as sextas-feiras às 21h30.
O objetivo do programa é abrir uma janela de apresentação destes filmes, que normalmente não encontrariam outra forma de exposição em mídia de massa. Produzidos inteiramente sem fins comerciais, estas peças audiovisuais encontrarão no "Curta o Curta" seu espaço. Quem faz filmes e gosta de assistí-los sabe que é preciso muito mais que uma câmera na mão e muitas ideias na cabeça para produzí-los. Com o "Curta o Curta" você também poderá ver o que se passa na cabeça dos nossos produtores e roteiristas, além de conhecer o trabalho de atores e diretores locais.
Quem tiver interesse em mostrar o seu filme de curta metragem na tv, deixe aqui um comentário com e-mail para contato.
sábado, 17 de julho de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
1ª Mostra de Curtas de Paranavaí
Data: 23 e 24 de julho
Categoria: não competitivo para curtas de todos os gêneros
Locais de exibição: Sala Altino Afonso Costa
Programação: Sessão Ingmar Bergman, Sessão Jacques Cousteau, Sessão Ray Harryhausen e Sessão Alain Resnais
Atividades paralelas: Debate após a exibição dos filmes, mesas redondas e reunião do Grupo de Trabalho de Audiovisual.
Responsável: David Arioch
Entidade promotora: Fundação Cultural de Paranavaí
Contato: Rua Guaporé, 2080 - Caixa Postal 511
Paranavaí / PR
87705-120
Tel.: (44) 3902-1128
davidarioch@gmail.com
www.novacultura.com.br
terça-feira, 13 de julho de 2010
Videoinstalações no Solar
Imagens e sons compõem a linguagem das intervenções mostradas no Solar do Barão até dia 8 de agosto, como resultado dos projetos que foram contemplados no edital Bolsa Produção para Artes Visuais 2009, da Fundação Cultural de Curitiba. O edital foi concebido com o objetivo de incentivar, por meio de recursos do Fundo Municipal de Cultura, as manifestações de artes visuais desenvolvidas na cidade. Leia +
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Live Cinemotim
Programa Espaços de Construção e Fruição – "Live Cinemotim", VJ Spetto (performance) | duração com tempo indeterminado (aprox. 45 minutos)
Formato: performance audiovisual com edição ao vivo. Nesta apresentação, Vj Spetto, que usualmente atua em espaços de fruição como galerias, festas e espaços públicos abertos, constrói narrativas ao vivo na própria sala de cinema a partir da manipulação de imagens e sons.
Entre em contato com os curadores por meio do blog:
http://mostravideoitaucultural.wordpress.com
Conheça outros trabalhos de VJ Spetto no endereço:
http://www.vjspetto.com.br
Núcleo de Cinema - Paço da Liberdade SESC Paraná
pacodaliberdade.ning.com ; twitter.com/pacodaliberdade
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Estão abertas as inscrições para a edição 2010 do Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba até o dia 31 de agosto. O Curta 8, único do gênero no Brasil, chega à sua sexta edição e traz como principal novidade a abertura da categoria “Tomada Única”. Nela os filmes devem ser produzidos com um único cartucho de super 8, sendo o realizador desafiado a filmar sem edição posterior, apenas no gatilho da câmera. Como o cartucho é entregue não revelado à organização do festival, tanto realizador (que sonoriza o filme ao vivo) e público assistem ao filme juntos pela primeira vez durante o festival, que ocorre de 22 a 24 de outubro no teatro da Caixa Cultural Curitiba. A proposta, que teve origem na França em festivais intitulados Tourné-Mounté, ganhou adeptos no mundo todo. Nas duas últimas edições do Curta 8, foram exibidos 20 tomadas únicas – resultantes de oficinas promovidas pela organização do festival no mês de setembro. A novidade é que agora os superoitistas de todo o mundo dispostos a encarar o desafio do Tomada Única – e não apenas aqueles que participarem das oficinas – podem participar. As categorias tradicionais, Filme Super 8 Montado na Película e Filme Super 8 Finalizado em Mídia Digital, continuam de pé. Os curtas-metragens por correio para um dos três pontos de coleta nas cidades de Curitiba, Londres e Estocolmo.
Mais informações, regulamento e inscrições no site: www.curta8.com.br
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Produção curitibana nas salas de cinema
Uma cartunista com relacionamentos frustrados, um cataléptico vendedor de seguros de vida, e um médico legista, que também é sociopata e estuprador. As histórias peculiares de Ana Argento, Tom e Daniel Torres se entrelaçam quando esses três personagens se encontram no necrotério.
Sessões: Pré-estreia hoje, às 20h20, no Cineplex Batel. Em cartaz no Cineplus Jardim das Américas – Sala 1, às 23h30; e no Cineplex Batel – Sala 4, às 20h20. Classificação indicativa: 16 anos.
Leia +