quinta-feira, 22 de julho de 2010

MIS celebra a trajetória dos 50 anos da televisão no Paraná



Mostra reúne trabalhos de conceituados fotógrafos paranaenses, equipamentos de TV, fotos históricas das inaugurações, programas televisivos e antigos comerciais.

"Atenção! Vamos entrar. Pronto. No estúdio, a correria vai cessando aos toques da campainha. Últimos preparos na iluminação, câmeras a postos, cabos em ziguezague pelo chão; pernas pra todo lado e o sinal de nervosismo no rosto dos artistas(...) Uma projeção, os ‘slides’ enumerados esperam ordem para subir e o ‘comercial’ derradeiro está passando no vídeo. Sonoplasta prende o disco de abertura enquanto chega o som no estúdio. Locutores na cabina prontos. Finda a propaganda. Atenção. No ar!" (H. Serrano. Televisão por dentro. Panorama, abril 1961)

De 19 de julho a 15 de outubro de 2010, o Museu da Imagem e do Som, órgão da Secretaria de Estado da Cultura promove a mostra 50 Anos No Ar - A Trajetória da TV no Paraná, no Átrio da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240) antecipando as celebrações dos 50 anos da Televisão no Paraná, cuja data inaugural é 28 de outubro de 1960 - inauguração da TV Paranaense, Canal 12 - primeira televisão do PR. O evento tem curadoria de Stefanie Freiberger, diretora do Museu da Imagem e do Som. A mostra vai trazer: equipamentos de estúdio, aparelhos de TVs dos anos 60 e 70, fotografias das inaugurações das TVs: Canal 12, Canal 4, Canal 6; fotos de antigos programas de auditório, Revistas TV Programas, comerciais de TV, jornalismo e telenovelas. A Galeria de Arte Zilda Fraletti convidou os fotógrafos Orlando Azevedo, Vilma Slomp, Nego Miranda, Marcelo Dallegrave e Pedro Nossol, para que os cinco profissionais dessem a sua visão autoral das 5 décadas da televisão no Paraná. Durante a Mostra dos 50 anos serão também exibidos em TVs de plasma, comerciais paranaenses das décadas de 60, 70 e 80, além de imagens de telejornalismo da TV Iguaçu, Canal 4, da década de 70.

No dia da abertura o público vai poder também ouvir mais de 100 temas musicais de séries de televisão que encantaram os telespectadores desde o início dos anos 60. As melodias selecionadas pelo fotógrafo e pesquisador de trilhas sonoras Tiomkim marcaram o imaginário dos fãs dos seriados, desenhos animados e filmes favoritos como: Bonanza, Missão Impossível, Rota 66, A Família Addams, Popeye, Os Flintstones, Dr. Kildare, O Pica Pau, I Love Lucy, A Feiticeira, Jeannie é Um Gênio, Batman, Flipper, O Homem do Rifle,Além da Imaginação, entre outros.

Seguindo a princípio a estrutura narrativa do rádio para aos poucos assumir linguagem própria, a televisão no Paraná desempenhou grande papel na tensão criativa de uma identidade local a partir da maior e mais rápida conexão com o mundo. Através de fragmentos materiais e performáticos, o Museu da Imagem e do Som busca mostrar um pouco desta história.

Nos comerciais, que indicam os hábitos de consumo e as atividades econômicas proeminentes de cada momento; na tecnologia empregada, que inicia com a película e passa pelas fitas magnéticas para chegar aohardware; no formato dos programas de auditório, a princípio tão amadores; na atuação das novelas, que hoje leva para longe de casa nossos grandes talentos, e no jornalismo, que mantém o mesmo dinamismo do início, vemos não só a trajetória da televisão, mas o reflexo do período histórico mais efervescente do Paraná.

Serviço:

de 19 de Julho a 15 de outubro de 2010, no Átrio da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240). Abertura no dia 19 de julho (segunda-feira) às 18h30. Entrada franca.