terça-feira, 18 de maio de 2010

Longa-metragem paranaense



O longa-metragem paranaense Corpos Celestes, que conta com a direção de Marcos Jorge e Fernando Severo, coordenador do curso de Cinema Digital do Centro Europeu de Curitiba, foi um dos filmes selecionados pelo Programa Petrobras Cultural Edição 2010, projeto que visa a difusão e a valorização do cinema nacional.

Filmado nas cidades de Curitiba e São Paulo, Corpos Celestes conta a história do astrônomo Francisco (Dalton Vigh), um homem que se dedicou exaustivamente aos estudos dos astros e acabou deixando de lado diversos outros aspectos fundamentais de sua vida. No ano passado, o longa foi indicado em diversas categorias do Festival de Gramado, a principal celebração do cinema nacional, e recebeu o prêmio de melhor Fotografia.

Com a inclusão no Programa Petrobras Cultural, o filme paranaense receberá todo o apoio necessário para sua projeção no Brasil, tendo, por exemplo, os gastos com cópias, transporte e divulgação custeados pelo projeto. Desta forma, Corpos Celestes conseguirá superar o problema da distribuição cinematográfica brasileira, um obstáculo que freia o crescimento das produções nacionais.