terça-feira, 18 de maio de 2010

Call for paper

"Caros todos:

Desculpem o crosspost (e a possível reprise), mas eis a chamada de um seminário que vamos organizar aqui em Goldsmiths em Novembro. Seria interessante ter alguma participação brasileira, tratando das questões pertinentes ao país.

Agradeço a ajuda na divulgação da chamada, também.

Atenciosamente,
Gabriel Menotti"


*Apesar da Tela: o cinema durante sua distribuição, exibição e consumo*
besidesthescreen.blogspot.com

O impacto de novas tecnologias no cinema vai muito além da tela; ele também se faz sentir em sua lógica de distribuição, modos de consumo e regimes de visualidade. O vídeo e a transmissão televisiva promoveram uma primeira perturbação da experiência cinematográfica tradicional,
revelando a imagem no instante da sua captura e a transportando para dentro dos lares da audiência. Hoje, os sistemas de computação digital e as redes informáticas causam uma desordem ainda mais forte no meio, aumentando a agência do público nas dinâmicas do mercado fílmico.

De modo a entender como essas mudanças nos modos de acessar e disseminar imagens em movimento podem afetar a experiência, economia e historiografia do cinema, nos vemos obrigados a repensar não apenas o futuro do meio, mas também o seu passado. *Apesar da Tela* é um seminário internacional que visa mapear projetos de pesquisa em novas e velhas formas de distribuição, exibição e consumo de imagens em movimento. O evento será sediado no Goldsmiths College (Universidade de Londres) em Novembro.

Convidamos propostas para a apresentação de artigos e trabalhos. Interessados, favor enviar um resumo de 250 palavras (em inglês) para o endereço besidesthescreen@gmail.com até dia 11 de Junho. A lista dos trabalhos será publicada em besidesthescreen.blogspot.com.