sábado, 31 de julho de 2010

Novo prazo para inscrição



Caros realizadores,

Gostaríamos de informar que foi estendido até o dia 6 de agosto o prazo para inscrição e postagem dos curtas brasileiros para a seleção do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DO RIO DE JANEIRO - CURTA CINEMA 2010.

Regulamento e ficha de inscrição continuam disponíveis no www.shortfilmdepot.com

Aos que já fizeram suas inscrições, muito obrigada por nos enviarem seus filmes. E a todos boa sorte!

Cordialmente,

Ailton Franco Jr.
Diretor do Festival

Lis Kogan
Coordenadora de Programação

Isabela Mota
Programadora Assistente

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Conferência com Jean-Yves Mollier na UTP

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Diretores do filme “Circular” promovem bate papo na Fnac



Nesta quarta-feira, 28 de julho, os cinco jovens cineastas responsáveis pelo longa-metragem “Circular” se reúnem na Fnac de Curitiba, onde conversam com o público sobre o filme, que se encontra em fase de pós-produção. Os diretores Adriano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon mostrarão partes do filme e relatarão sobre o
processo de criação e produção. O bate papo será conduzido pelo jornalista Rodrigo Juste Duarte.

Rodado em Curitiba entre maio e junho de 2010, “Circular” enfoca cinco núcleos de personagens que se cruzam dentro de um ônibus: um estrangeiro, um cobrador pugilista, uma artista plástica, um policial evangélico e os integrantes da banda punk Gengivas Podres. Cada um destes segmentos foi conduzido por um diretor, com seu próprio ponto de vista e estilo cinematográfico. O projeto foi um dos cinco aprovados no último Edital de Longa-Metragem de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura.

Bate papo sobre o filme “Circular”*
Data: 28 de julho, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Fnac Curitiba
Endereço: ParkShopping Barigui (R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 600),
Curitiba
Entrada franca
Mais informações: telefone (41) 2141- 2000
Site: www.circularofilme.com

Estréia curta-metragem de animação


Convite para a estréia do curta-metragem de animação "meu medo", que acontecerá na Cinemateca de Curitiba na próxima quinta-feira, 29 de julho, às 20h. Para ver o trailer e saber um pouco mais sobre o filme,acesse o site: www.meumedo.com

Audiovisual na TV

Está aparecendo um novo espaço para exibição de trabalhos em audiovisual na
TV. Pra quem se interessar, segue a nota abaixo. A propósito, o link para a UFPR TV é http://www.tv.ufpr.br/ Dá pra assistir em tempo real através do site.

*Curtas-metragens ganham espaço em canal universitário*

A Moro Filmes convida produtores independentes de conteúdo que queiram
exibir seus curtas na UFPR TV (e também na Rede IFES, formada por canais de
TVs universitárias de todo o país). Os trabalhos devem atender aos seguintes
pré-requesitos: duração de 1 a 20 minutos, apresentar CPB (Certificado de
Produto Brasileiro) na Ancine e ter regularidade de direito autoral. A
exibição não é remunerada, mas sim pública e gratuita, visando o espaço
televisivo como uma janela para produtores independentes. Os interessados
devem enviar um e-mail para atendime...@morocom.com.br, informando seus
dados (nome, e-mail, título do filme), para que sejam enviados ficha de
cadastro e uma minuta de contrato. A Moro Filmes é uma distribuidora
independente de Curitiba, com foco em obras audiovisuais paranaenses. Entre
os filmes de seu catálogo estão "Morgue Story - Sangue, Baiacu e
Quadrinhos", de Paulo Biscaia Filho, e "Amadores do Futebol", de Eduardo
Baggio.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Segundo Encuentro Colombiano de Investigadores de Cine


Epistemologías, herramientas y metodologías de la investigación del cine latinoamericano

25-26 y 27 de octubre de 2010

Ministerio de Cultura y Universidad Nacional

¿Qué es el encuentro?

Durante el año 2009, tuvo lugar el Primer Encuentro Colombiano de Investigadores de Cine, evento organizado conjuntamente por el Instituto de Investigaciones Estéticas de la Universidad Nacional de Colombia y la Dirección de Cinematografía del Ministerio de Cultura de Colombia, cuyo objetivo fue por una parte presentar el Observatorio Latinoamericano de Teoría e Historia del Cine, grupo de investigación adscrito a dicho instituto, y poner en cuestión la pregunta sobre la investigación en el campo de la teoría y la historia del cine (las memorias del encuentro se encuentran en el sitio web: www.observatoriodecine.unal.edu.co).

Para este año, 2010, el Observatorio y la Dirección de Cinematografía convocan a investigadores académicos e independientes, críticos, y a estudiantes de maestrías y doctorados a participar en el Segundo Encuentro Colombiano de Investigadores de Cine que tendrá lugar en Bogotá durante los días 25, 26 y 27 de octubre, durante la III Semana del Cine Colombiano organizada por la Dirección de Cinematografía del Ministerio de Cultura.

Contenido

Quienes deseen participar deben presentar propuestas que desarrollen miradas desde la teoría, la historia de la teoría, la elaboración de estados del arte de investigación del cine latinoamericano, las metodologías, las epistemologías y las herramientas de trabajo en las cuales se apoyan y se han apoyado las investigaciones sobre cine latinoamericano. Se podrán presentar miradas comparativas entre los cines nacionales, así como lecturas regionales e internacionales sobre el pensamiento que se ha producido sobre el cine, e incluso, en el cine mismo.

Algunas preguntas que surgen para el encuentro son:

·¿Con qué ojos hemos comprendido el cine latinoamericano?

·¿Cómo hemos apropiado y desarrollado propuestas teóricas no latinoamericanas (europeas, asiáticas, norteamericanas, africanas, etc.) para comprender fenómenos gestados en contextos culturalmente distantes? ¿Existe esa distancia cultural cuando se trata del cine, un fenómeno de por si transnacional?, y en consecuencia ¿qué podemos decir sobre el cine latinoamericano y colombiano?

·¿Qué dicen las películas latinoamericanas como texto conceptual e ideológico?

·¿Cuáles son las epistemologías y las metodologías con las que los estudios críticos, históricos, estéticos, culturales y otras disciplinas han abordado el problema cinematográfico colombiano y latinoamericano?

Además de esas preguntas, proponemos los siguientes temarios:

·Construcciones teóricas detrás de las escrituras de las historias de cine nacionales, de los estudios críticos y de los acercamientos estéticos.

·Cómo ha ocurrido la apropiación de movimientos, tendencias y técnicas por parte del pensamiento latinoamericano para interpretar el cine desde el concepto de la antropofagia, el canibalismo cultural y el consumo. Límites y posibilidades de las teorizaciones del Modernismo brasileño para fungir como una herramienta de análisis, de comprensión de las formas de actuar de la intelectualidad dedicada al cine en nuestros países.

·Análisis comparativos con referentes no latinoamericanos.

·Transformaciones de nuestra mirada sobre el cine.

Convocatoria

Para considerar su participación, le invitamos a remitir la siguiente información:

1.Un resumen o abstract de su ponencia

2.CV académico que incluya su trayectoria como investigador o crítico de cine así como sus publicaciones o experiencia afín. Por favor ser específico sobre títulos de libros publicados, bibliografía completa de publicaciones y datos similares.

Plazo de envio: 9/8/2010

Enviar al correo electrónico: observatoriodecine.iie@gmail.com

Cronograma

Lunes 9 de agosto de 2010: plazo para presentar resúmenes (abstracts) + CV académico

18 de agosto: envío de confirmación de aceptación de los resúmenes aceptados.

Dado el propósito de generar diálogo y comunidad en torno al tema propuesto, no se aceptará presentación de ponencias por Skype ni lecturas in absentia. Las ponencias podrán ser presentadas en español y en portugués.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Seminário de pesquisa USP

O quarto seminário de pesquisa de 2010, parte integrante das atividades do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, será realizado no dia 04 de agosto (quarta-feira) na sala 29, primeiro andar do prédio do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP, às 14h.

4 de agosto (quarta, 14:00 – 16:00 h)

Titulo: A sessão das moças: mulheres e a cultura de ir ao cinema na cidade de São Paulo, 1920-1955
Expositora: Lena Suk (doutoranda, Departamento de História da Emory University em Atlanta, EUA).

Abraços,

Eduardo Morettin
Meios e Processos Audiovisuais
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MIS celebra a trajetória dos 50 anos da televisão no Paraná



Mostra reúne trabalhos de conceituados fotógrafos paranaenses, equipamentos de TV, fotos históricas das inaugurações, programas televisivos e antigos comerciais.

"Atenção! Vamos entrar. Pronto. No estúdio, a correria vai cessando aos toques da campainha. Últimos preparos na iluminação, câmeras a postos, cabos em ziguezague pelo chão; pernas pra todo lado e o sinal de nervosismo no rosto dos artistas(...) Uma projeção, os ‘slides’ enumerados esperam ordem para subir e o ‘comercial’ derradeiro está passando no vídeo. Sonoplasta prende o disco de abertura enquanto chega o som no estúdio. Locutores na cabina prontos. Finda a propaganda. Atenção. No ar!" (H. Serrano. Televisão por dentro. Panorama, abril 1961)

De 19 de julho a 15 de outubro de 2010, o Museu da Imagem e do Som, órgão da Secretaria de Estado da Cultura promove a mostra 50 Anos No Ar - A Trajetória da TV no Paraná, no Átrio da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240) antecipando as celebrações dos 50 anos da Televisão no Paraná, cuja data inaugural é 28 de outubro de 1960 - inauguração da TV Paranaense, Canal 12 - primeira televisão do PR. O evento tem curadoria de Stefanie Freiberger, diretora do Museu da Imagem e do Som. A mostra vai trazer: equipamentos de estúdio, aparelhos de TVs dos anos 60 e 70, fotografias das inaugurações das TVs: Canal 12, Canal 4, Canal 6; fotos de antigos programas de auditório, Revistas TV Programas, comerciais de TV, jornalismo e telenovelas. A Galeria de Arte Zilda Fraletti convidou os fotógrafos Orlando Azevedo, Vilma Slomp, Nego Miranda, Marcelo Dallegrave e Pedro Nossol, para que os cinco profissionais dessem a sua visão autoral das 5 décadas da televisão no Paraná. Durante a Mostra dos 50 anos serão também exibidos em TVs de plasma, comerciais paranaenses das décadas de 60, 70 e 80, além de imagens de telejornalismo da TV Iguaçu, Canal 4, da década de 70.

No dia da abertura o público vai poder também ouvir mais de 100 temas musicais de séries de televisão que encantaram os telespectadores desde o início dos anos 60. As melodias selecionadas pelo fotógrafo e pesquisador de trilhas sonoras Tiomkim marcaram o imaginário dos fãs dos seriados, desenhos animados e filmes favoritos como: Bonanza, Missão Impossível, Rota 66, A Família Addams, Popeye, Os Flintstones, Dr. Kildare, O Pica Pau, I Love Lucy, A Feiticeira, Jeannie é Um Gênio, Batman, Flipper, O Homem do Rifle,Além da Imaginação, entre outros.

Seguindo a princípio a estrutura narrativa do rádio para aos poucos assumir linguagem própria, a televisão no Paraná desempenhou grande papel na tensão criativa de uma identidade local a partir da maior e mais rápida conexão com o mundo. Através de fragmentos materiais e performáticos, o Museu da Imagem e do Som busca mostrar um pouco desta história.

Nos comerciais, que indicam os hábitos de consumo e as atividades econômicas proeminentes de cada momento; na tecnologia empregada, que inicia com a película e passa pelas fitas magnéticas para chegar aohardware; no formato dos programas de auditório, a princípio tão amadores; na atuação das novelas, que hoje leva para longe de casa nossos grandes talentos, e no jornalismo, que mantém o mesmo dinamismo do início, vemos não só a trajetória da televisão, mas o reflexo do período histórico mais efervescente do Paraná.

Serviço:

de 19 de Julho a 15 de outubro de 2010, no Átrio da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240). Abertura no dia 19 de julho (segunda-feira) às 18h30. Entrada franca.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Curta metragem na TV



A produção de curta-metragens em Curitiba agora tem seu espaço na tv.

O programa "Curta o Curta" exibirá semanalmente produções amadoras feitas por estudantes. Ideias que antes eram deixadas na gaveta poderão ser assistidas em Curitiba e região metropolitana pela CWB TV nos canais 5 da Net e 72 da TVA, sempre as sextas-feiras às 21h30.

O objetivo do programa é abrir uma janela de apresentação destes filmes, que normalmente não encontrariam outra forma de exposição em mídia de massa. Produzidos inteiramente sem fins comerciais, estas peças audiovisuais encontrarão no "Curta o Curta" seu espaço. Quem faz filmes e gosta de assistí-los sabe que é preciso muito mais que uma câmera na mão e muitas ideias na cabeça para produzí-los. Com o "Curta o Curta" você também poderá ver o que se passa na cabeça dos nossos produtores e roteiristas, além de conhecer o trabalho de atores e diretores locais.

Quem tiver interesse em mostrar o seu filme de curta metragem na tv, deixe aqui um comentário com e-mail para contato.

sábado, 17 de julho de 2010

Teste de Audiência


Veja mais detalhes no site: http://testedeaudiencia.com.br/

quinta-feira, 15 de julho de 2010

1ª Mostra de Curtas de Paranavaí

Visando incentivar a produção de filmes de curta-metragem que não são exibidos e nem distribuídos em circuito comercial, a Fundação Cultural de Paranavaí criou a 1ª Mostra de Curtas de Paranavaí que dá visibilidade ao trabalho de artistas audiovisuais brasileiros e estrangeiros, amadores e profissionais. Por meio da Mostra, a FC prevê maior estímulo a produção audiovisual regional, além de oferecer um ambiente propício para a troca de informações sobre a produção de filmes de curta-metragem.

Data: 23 e 24 de julho
Categoria: não competitivo para curtas de todos os gêneros
Locais de exibição: Sala Altino Afonso Costa
Programação: Sessão Ingmar Bergman, Sessão Jacques Cousteau, Sessão Ray Harryhausen e Sessão Alain Resnais
Atividades paralelas: Debate após a exibição dos filmes, mesas redondas e reunião do Grupo de Trabalho de Audiovisual.
Responsável: David Arioch
Entidade promotora: Fundação Cultural de Paranavaí
Contato: Rua Guaporé, 2080 - Caixa Postal 511
Paranavaí / PR
87705-120

Tel.: (44) 3902-1128
davidarioch@gmail.com
www.novacultura.com.br

terça-feira, 13 de julho de 2010

Videoinstalações no Solar


Imagens e sons compõem a linguagem das intervenções mostradas no Solar do Barão até dia 8 de agosto, como resultado dos projetos que foram contemplados no edital Bolsa Produção para Artes Visuais 2009, da Fundação Cultural de Curitiba. O edital foi concebido com o objetivo de incentivar, por meio de recursos do Fundo Municipal de Cultura, as manifestações de artes visuais desenvolvidas na cidade. Leia +

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Live Cinemotim


Programa Espaços de Construção e Fruição – "Live Cinemotim", VJ Spetto (performance) | duração com tempo indeterminado (aprox. 45 minutos)

Formato: performance audiovisual com edição ao vivo. Nesta apresentação, Vj Spetto, que usualmente atua em espaços de fruição como galerias, festas e espaços públicos abertos, constrói narrativas ao vivo na própria sala de cinema a partir da manipulação de imagens e sons.

8/7, quinta-feira, às 19h30. Paço da Liberdade SESC Paraná (Pç. Generoso Marques, 189 - Centro). Gratuito (ingressos são disponibilizados com uma hora de antecedência).

Entre em contato com os curadores por meio do blog:
http://mostravideoitaucultural.wordpress.com

Conheça outros trabalhos de VJ Spetto no endereço:
http://www.vjspetto.com.br

Núcleo de Cinema - Paço da Liberdade SESC Paraná
pacodaliberdade.ning.com ; twitter.com/pacodaliberdade

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

22 A 24 de Outubro de 2010

Estão abertas as inscrições para a edição 2010 do Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba até o dia 31 de agosto. O Curta 8, único do gênero no Brasil, chega à sua sexta edição e traz como principal novidade a abertura da categoria “Tomada Única”. Nela os filmes devem ser produzidos com um único cartucho de super 8, sendo o realizador desafiado a filmar sem edição posterior, apenas no gatilho da câmera. Como o cartucho é entregue não revelado à organização do festival, tanto realizador (que sonoriza o filme ao vivo) e público assistem ao filme juntos pela primeira vez durante o festival, que ocorre de 22 a 24 de outubro no teatro da Caixa Cultural Curitiba. A proposta, que teve origem na França em festivais intitulados Tourné-Mounté, ganhou adeptos no mundo todo. Nas duas últimas edições do Curta 8, foram exibidos 20 tomadas únicas – resultantes de oficinas promovidas pela organização do festival no mês de setembro. A novidade é que agora os superoitistas de todo o mundo dispostos a encarar o desafio do Tomada Única – e não apenas aqueles que participarem das oficinas – podem participar. As categorias tradicionais, Filme Super 8 Montado na Película e Filme Super 8 Finalizado em Mídia Digital, continuam de pé. Os curtas-metragens por correio para um dos três pontos de coleta nas cidades de Curitiba, Londres e Estocolmo.

Mais informações, regulamento e inscrições no site: www.curta8.com.br

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Produção curitibana nas salas de cinema


Uma cartunista com relacionamentos frustrados, um cataléptico vendedor de seguros de vida, e um médico legista, que também é sociopata e estuprador. As histórias peculiares de Ana Argento, Tom e Daniel Torres se entrelaçam quando esses três personagens se encontram no necrotério.

Sessões: Pré-estreia hoje, às 20h20, no Cineplex Batel. Em cartaz no Cineplus Jardim das Américas – Sala 1, às 23h30; e no Cineplex Batel – Sala 4, às 20h20. Classificação indicativa: 16 anos.

Leia +

Oficinas de direção de arte, documentário e trilha sonora